Dízimo

DÍZIMO EXPRESSÃO DE FÉ E VIDA DA COMUNIDADE

O dízimo deve ser doado de coração, ele tem a função de atender as carências da Igreja. “Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois ‘Deus ama quem dá com alegria’.” (2 Cor 9, 7)

O Quinto mandamento da Igreja nos ensina a “Ajudar a Igreja em suas necessidades”. Recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades (CDC, cân. 222). Não é obrigatório que o dízimo seja de 10% do salário, nem o Catecismo nem o Código de Direito Canônico obrigam esta porcentagem, mas é bom e bonito se assim o for. O importante é, como disse São Paulo, dar com alegria, pois “Deus ama aquele que dá com alegria” (cf. 2Cor 9, 7). Esta ajuda às necessidades da Igreja pode ser dada uma parte na paróquia e em outras obras da Igreja.

ORAÇÃO A DIVINA PROVIDÊNCIA

“Providência Santíssima do eterno, onipotente e misericordiosíssimo Deus, que tudo tendes providenciado e providenciareis para o nosso bem, providenciai em todas as nossas necessidades. Assim creio. Assim espero. Seja sempre feita a Vossa santíssima vontade. Amém.”

PROVIDÊNCIA SANTÍSSIMA: PROVIDENCIAI!

O QUE A IGREJA DIZ SOBRE O DÍZIMO