No dia 15 de julho recebemos em nossa Paróquia a Cruz peregrina da JMJ (Jornada Mundial da Juventude). Estiveram reunidos em oração, juntamente com nosso Paróco, Frei Antônio, os jovens dos grupos AJA, Brilha Vagalume, Coroinhas e crismandos. Mais um momento especial de fraternidade e união de nossa juventude.
O símbolo da Cruz tem como objetivo ensinar aos nossos jovens qual é o verdadeiro objetivo da Jornada Mundial da Juventude: conhecer mais profundamente a Cristo no Mistério da Redenção.
A “Cruz Peregrina” como é conhecida, foi fabricada em 1983 por ocasião do inicio do Ano Santo da Redenção.
Durante a celebração da abertura do Ano Santo, os jovens entraram com a dita Cruz na Basílica de São Pedro na qual permaneceu todo o Jubileu. Foi colocada junto ao sepulcro de São Pedro e estava presente nas celebrações acompanhando os grupos de peregrinos que visitavam o Vaticano. Entre eles não faltavam os jovens: representante dos movimentos e comunidades que juntos responderam o convite do Santo Padre.
Foram eles que pediram ao Papa que lhes a entregassem após o término das celebrações. O Santo Padre atendeu ao pedido e no Domingo da Ressurreição lhes entregou a Cruz do Jubileu com as seguintes palavras:
“Confio a vocês mesmos o sinal deste ano Jubilar. A Cruz de Cristo! Levada pelo mundo como sinal do amor do Senhor à humanidade e anuncia que somente em Cristo morto e ressuscitado existe salvação e redenção.”
A próxima JMJ acontecerá em 2019 no Panamá, onde jovens de todo mundo se reunirão com o Papa Francisco.