Na quarta-feira santa realizou-se na Catedral Senhor Bom Jesus a Missa dos Santos óleos, também conhecida em alguns lugares como missa do crisma. Esta celebração faz parte da programação da Semana Santa.
Abençoar os Santos Óleos usados no ano inteiro nas paróquias de nossas cidades é uma das cerimônias litúrgicas da Semana Santa. A celebração contou com a presença do nosso Bispo, Dom Salvador Paruzzo e sacerdotes de toda a Diocese. A Missa dos Santos Óleos é um momento de reafirmar o nosso compromisso de servir a Jesus Cristo.
Na celebração, cada Paróquia da Diocese envia um representante para que receba os óleos abençoados, são eles:
ÓLEO DO CRISMA: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
ÓLEO DOS ENFERMOS: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor que representa esse óleo é o roxo.
ÓLEO DOS CATECÚMENOS: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor que representa esse óleo é o verde.
Agradecemos a Deus pela alegria de vivermos mais essa celebração com toda nossa Comunidade.